TERMOS E CONDIÇÕES
CONDIÇÕES GERAIS DE
VENDA
Pelo presente documento
estabelece-se a informação pré-contratual e contratual relativa aos contratos celebrados à distância no site www.llmobisofas.pt a que se refere o Decreto-Lei nº24/2014 de 14 de
Fevereiro, apenas se
aplicando a vendas a consumidores – caso o bem adquirido o seja por pessoa
colectiva, ou por pessoa singular que o destine a finalidade que se integre no
âmbito da sua actividade comercial, industrial, artesanal ou profissional,
aplicam-se as disposições legais gerais relativas ao tipo de contrato em causa. O site www.llmobisofas.pt é propriedade da HLMOBISOFAS
LDA sociedade comercial por quotas com sede na Rua do Comércio, nº89 r/c drt,
4620-583 Lousada, pessoa coletiva 516041304, com o capital social de 100.000€, com o endereço de
correio eletrónico geral@llmobisofas.pt, e telefone 255134995, adiante designada
por HLMOBISOFAS LDA.
A navegação no website www.llmobisofas.pt,
e assim a compra de qualquer produto pressupõe necessariamente a aceitação das
seguintes informações e Condições Gerais de Venda.
A HLMOBISOFAS reserva o
direito de alterar as informações pré-contratuais constantes no presente endereço
web, com base na Legislação em Vigor, sem necessidade de qualquer pré-aviso.
A venda online dos produtos HLMOBISOFAS
apresentados neste website só é válida e aplicável em Portugal Continental e
regiões autónomas.
I
DA ENCOMENDA
a) É da exclusiva responsabilidade do consumidor certificar-se
se o(s) artigo(s) adquirido(s) ou a adquirir têm as dimensões adequadas ao
espaço onde os pretende colocar, e bem assim assegurar-se que os acessos ao
local de destino possibilitam a sua entrega. Na situação de a entrega não ser
possível devido a vicissitudes relacionadas com a falta de condições de acesso
ao local de entrega, uma vez que a entrega não inclui a disponibilização ou utilização de meios de transporte ou de acesso especiais, como sejam
escadas externas ou gruas, fica desde já convencionado que as despesas inerentes
a tal deslocação correm por conta do adquirente do bem.
b) Os adereços de
decoração e complementos, nomeadamente, colchões, estrados e lâmpadas,
presentes nos ambientes e apresentados nas imagens do site não estão incluídos
no preço, a não ser que tal seja expressamente referido e descrito.
c) Advertimos que as tonalidades das cores do(s)
artigo(s) apresentados nas imagens poderão aparentar ser diferentes da
realidade devido a factores de iluminação no momento da captação da imagem, bem
como, devido às características especificas dos materiais, nomeadamente os tons
da madeira ou das peles, bem como, de outros fatores externos à própria
HLMOBISOFAS, como por exemplo, as características de cada equipamento utilizado
pelo adquirente na visualização dos conteúdos que poderão ser diferentes do seu
aspecto real.
d) A informação disponibilizada pela HLMOBISOFAS relativa
às características essenciais do(s) artigo(s), é elaborada considerando as
descrições técnicas indicadas pelos seus fornecedores, sendo que as imagens que ilustram
os respectivos produtos comercializados são produzidas tendo em vista a maior
correspondência possível com a realidade dos materiais.
e) O Consumidor para formalizar qualquer
encomenda no site www.llmobisofas.pt deverá
registar-se previamente, devendo indicar os elementos que lhe sejam solicitados
para o efeito, de forma o mais completa e rigorosa possível, comprometendo-se a
proceder com verdade na indicação de tais elementos.
f) No caso de encomenda de
artigos recebidos pelo consumidor em KIT e sem montagem contratada com os
nossos serviços, o consumidor poderá solicitar uma avaliação prévia das
características do local, desde que dentro das nossas zonas de entrega, e
suportando o custo da deslocação, no montante igual ao cobrado, em cada
momento, para as entregas.
II
DO PROCESSAMENTO
DO PEDIDO
a) O consumidor, após a formalização do seu
pedido no site www.llmobisofas.pt receberá um email da HLMOBISOFAS para o
endereço de email por si previamente indicado, donde constarão os dados
referentes ao(s) artigo(s) pretendido(s), com um resumo, detalhado dos mesmos.
b) O pedido realizado no site
www.llmobisofas.pt converter-se-á em encomenda e esta será processada, apenas
após o efetivo pagamento do preço indicado no email recebido pelo consumidor.
III
DO DIREITO À LIVRE RESOLUÇÃO DO CONTRATO PELO
CONSUMIDOR
a) Às compras
exclusivamente efetuadas à distância e fora do estabelecimento comercial,
aplica-se o regime jurídico previsto no Dec. Lei nº24/2014 de 14 de fevereiro, assegurando-se
assim ao consumidor o direito de livremente resolver o contrato de compra e
venda celebrado com a HLMOBISOFAS, sem necessidade de indicação
do motivo, a exercer até ao 14º dia de calendário posterior ao dia em que
adquire ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, adquire a
posse física do(s) artigo(s), e sendo que caso o consumidor tenha encomendado
vários artigos numa única encomenda e os artigos entregues separadamente, tal
prazo começa a contar no dia seguinte ao dia em que adquire ou um terceiro por
si indicado, que não seja o transportador, adquire a posse física do último
artigo e, no caso de um contrato relativo à entrega de um artigo constituído
por vários lotes ou partes, o prazo começa a contar no dia seguinte ao dia em
que adquire ou um terceiro por si indicado, que não seja o transportador, adquire
a posse física do último lote ou da última parte.
b) Para o exercício
do referido direito de resolução, o consumidor tem que comunicar à HLMOBISOFAS
a sua decisão, dentro do referido prazo e de forma clara e inequívoca, o que
poderá fazer por carta para HLMOBISOFAS LDA, Rua do Comércio, n89 r/c 4620-583 Lousada,
através do contacto telefónico nº255134995 ou do email geral@llmobisofas.pt sendo que
utilizando esta última via, o consumidor receberá uma confirmação da receção da
declaração de resolução, podendo ainda utilizar o formulário disponibilizado no
final das presentes condições.
c) O consumidor deve,
no prazo máximo de 14 dias após a comunicação da sua decisão de resolução do
contrato, devolver o(s) artigo(s) à HLMOBISOFAS, sendo que os custos da
devolução do(s) mesmo(s), em virtude do exercício do direito de livre
resolução, são sempre da responsabilidade do consumidor e a suportar pelo
mesmo. Estes custos são estimados mediante o distrito e o volume da carga,
podendo o consumidor solicitar previamente a estimativa do valor exacto para
tal.
d) Consequentemente,
e no mesmo prazo indicado na alínea anterior, a HLMOBISOFAS procederá ao reembolso
ao consumidor do valor pago pelo(s) artigo(s) incluindo os custos de entrega,
com exceção de custos suplementares resultantes da escolha do consumidor de uma
modalidade de envio diferente da modalidade menos onerosa de envio normal
oferecida pela HLMOBISOFAS, o que será realizado através do mesmo meio de
pagamento que tiver sido utilizado na transação inicial, salvo acordo expresso
em contrário, sendo que em qualquer caso o consumidor não incorre em quaisquer
custos como consequência de tal reembolso, mas reservando-se a HLMOBISOFAS no
direito de proceder à retenção do reembolso enquanto o(s) artigo(s) não forem
recebidos ou enquanto o consumidor não apresentar prova da devolução do(s)
artigo(s).
e) O consumidor deve
conservar o(s) artigo(s) de modo a poder restitui-lo(s) em estado de novo e nas
devidas condições de utilização, assim como deve ter o cuidado de inspecionar a
natureza, as características e o funcionamento do(s) artigo(s), de modo que não
exceda o que habitualmente é admitido em qualquer estabelecimento comercial,
deve estar acompanhado de todos os componentes da embalagem original, que não
deve estar danificada, sob pena de poder ser responsabilizado pela depreciação
do artigo.
f) O referido
direito do consumidor à livre resolução do contrato não se aplica a artigo(s)
fabricados de acordo com especificações do consumidor ou manifestamente
personalizados, a artigo(s) que, por natureza, não possam ser reenviados ou
sejam suscetíveis de se deteriorarem e a artigo(s) que, após a sua entrega e
por natureza, fiquem inseparavelmente misturados com outros artigos.
g) O Direito à livre
resolução previsto na presente cláusula apenas se aplica a vendas a
consumidores. Caso o bem adquirido o seja por pessoa colectiva, ou por pessoa
singular que o destine a finalidade que se integre no âmbito da sua actividade
comercial, industrial, artesanal ou profissional, inexiste qualquer Direito à
livre resolução.
IV
DOS PREÇOS
a) Os preços apresentados no site para a venda
dos bens já incluem o IVA devido à taxa legal em vigor, e não incluem o
transporte relativo à entrega dos mesmos na morada indicada pelo adquirente que
terá um valor variável consoante a distância, volume e local de entrega, nem
outros serviços que sejam contratados com a HLMOBISOFAS que acrescerão ao valor indicado no site para cada artigo. O adquirente
obriga-se a, antes da conclusão de cada compra e venda, facultar todas as
informações de forma completa e verdadeira que lhe sejam solicitadas e
solicitar todos os serviços que pretenda lhe sejam prestados, para a informação
do preço final de venda com inclusão de todas as taxas, impostos, despesas de
transporte ou outros encargos que possam vir a ser devidos, porquanto tais
valores não podem ser razoavelmente calculados sem tais informações a prestar
pelo adquirente.
b) Os preços de venda indicados nos termos da alínea anterior no email
comprovativo do pedido, são válidos entre a data do pagamento da encomenda e a
data de entrega efetiva, independentemente das possíveis variações positivas ou
negativas dos preços de venda e das campanhas praticadas para os mesmos
artigos, nesse mesmo intervalo de tempo.
c) Os preços apresentados em www.llmobisofas.pt
podem ser diferentes da loja física.
V
DA DISPONIBILIDADE DOS
ARTIGOS
a) Os
prazos de entrega e levantamento dos bens indicados na Encomenda constituem
meras previsões por estarem condicionadas à verificação de factores logísticos
e de produção, pois estão dependentes da atuação de terceiros, não devendo,
porém, exceder os 30 dias a contar da data da conclusão da encomenda,
considerando-se como tal a data do pagamento efectivo nos termos previstos no
ponto VII, excepto se tal se ficar a dever a impossibilidade do consumidor.
b) Em caso de impossibilidade de entrega do bem adquirido
devido a indisponibilidade do bem ou serviço encomendado, a HLMOBISOFAS informará
o consumidor desse facto e reembolsá-lo-á dos montantes pagos, no prazo máximo
de 30 dias a contar da data do conhecimento de tal eventual indisponibilidade.
c) Quando os artigos
estiverem disponíveis para entrega ou levantamento, o consumidor será
contactado pela HLMOBISOFAS para efetuar o levantamento nas nossas instalações
ou agendar a entrega contratada na morada por si indicada, ficando no entanto o
levantamento ou a entrega condicionados ao efectivo pagamento prévio do
eventual remanescente do preço total ainda em dívida nos termos previstos no
ponto VII, gozando a HLMOBISOFAS do direito de retenção sobre o(s) bem(s) em
causa até efectivo e total pagamento do preço total por parte do consumidor.
d) Caso o consumidor não efectue o pagamento da parte do
preço total ainda em falta no prazo de 30 dias a contar da data de contacto
para levantamento ou agendamento de entrega do bem na morada por si indicada,
consoante os casos, considera-se automaticamente e sem necessidade de qualquer
outra interpelação o contrato definitivamente incumprido pelo consumidor,
gozando a HLMOBISOFAS do direito de fazer suas todas as importâncias entretanto
pagas pelo consumidor que se consideram pagas a titulo de sinal e inicio de
pagamento do preço.
VI
DA ENTREGA E MONTAGEM DOS
BENS
a) O serviço de entrega e montagem não inclui
qualquer tipo de desmontagem de outros(s) artigos, nomeadamente, mobiliário,
eventualmente existentes no local.
b) O consumidor obriga-se a assegurar a existência
de condições de montagem dos bens, designadamente, deverá garantir que o espaço
onde se realizará a montagem está limpo e desimpedido.
c) Os serviços de entrega e montagem podem
desaconselhar a entrega e/ou montagem se se depararem, no local definido, com
problemas nos acessos e a possibilidade séria de ocorrência de danos nos
artigos. Neste caso específico, se o consumidor pretender, ainda assim, o
transporte, entrega e montagem, tal executar-se-á, sob sua responsabilidade e
risco.
d) No caso de levantamento de bens nas instalações
da HLMOBISOFAS ou de entrega sem montagem na morada indicada pelo consumidor,
este deverá verificar se as embalagens exteriores se encontram fechadas e não
apresentam sinais de queda ou humidade.
As embalagens
devem ser sempre abertas pelas zonas indicadas e devem ser guardadas pelo
consumidor por forma a assegurar as condições acima descritas no ponto III
alínea e).
e) O
Consumidor, aquando da entrega, deve verificar o(s) artigo(s) e, em caso de
montagem pelos nossos serviços, se a mesma está em conformidade. No caso de
existirem anomalias, ou desconformidades, devem as mesmas ser devidamente
registadas, de imediato e em documento próprio bem como serem imediatamente
reportadas para o endereço de email geral@llmobisofas.pt
f) Caso a entrega solicitada pelo consumidor não se
realize por causa a este imputável, onde se inclui, não apenas, mas também, o
não pagamento do remanescente do preço total ainda em dívida, as despesas
ocorridas com a tentativa de entrega do bem pela HLMOBISOFAS serão
integralmente suportadas pelo consumidor.
VII
PAGAMENTO
a) A HLMOBISOFAS disponibiliza os seguintes meios
de pagamento para compras no site www.llmobisofas.pt:
1. Transferência Bancaria;
2. Multibanco;
3. Klarna;
b) O pagamento, é sempre realizado da seguinte
forma:
1. Na sua totalidade aquando da realização da
encomenda, tratando-se de artigos personalizados ou produzidos com qualquer
alteração aos modelos base, ou se o consumidor assim o pretender.
2. Dividido em duas prestações, sendo a primeira
no montante equivalente a 30% do valor total da encomenda e custos associados à
mesma, correspondente a adiantamento e a título de sinal, a liquidar aquando da
realização da encomenda e a segunda no montante equivalente a 70% do valor
total da encomenda e custos associados à mesma a liquidar na data do
levantamento ou da entrega.
VIII
GARANTIA
a) Os artigos comercializados pela HLMOBISOFAS
beneficiam de uma garantia de 3 anos
para o consumidor e de 6 meses para uso profissional, contados a partir da data
da compra e/ou entrega, quando esta for diferente daquela.
b) Caso se
verifique alguma anomalia no artigo durante o período de garantia, o adquirente
deverá transmitir tal realidade à HLMOBISOFAS através de email enviado para geral@llmobisofas.pt
c) A HLMOBISOFAS
poderá, se entender necessário, efetuar uma avaliação prévia, com a deslocação
de um técnico ao local onde foi efetuada a entrega e ou montagem, devendo o
consumidor, nesse caso, disponibilizar-se para o receber, em dia a agendar de
acordo com a disponibilidade dos nossos serviços.
d)
A HLMOBISOFAS obriga-se perante o consumidor a, pelo prazo de dez anos a contar
da data de colocação em mercado da última unidade do respectivo bem,
disponibilizar peças necessárias à reparação dos bens adquiridos pelo
consumidor, mantendo um serviço de assistência pós-venda sujeito aos preços e
condições em vigor a cada momento.
IX
DADOS PESSOAIS
De acordo com a lei de Proteção
de Dados Pessoais, nº 67/98 e com base no Regulamento Geral de Protecção de
Dados- RGPD da UE, nº 2016/679, o consumidor/profissional autoriza que os seus
dados pessoais sejam recolhidos e tratados pela HLMOBISOFAS para a finalidade do processamento e execução
da encomenda e contrato, bem como, o respetivo tratamento e conservação em
ficheiros de dados pessoais, informatizados ou manuais. Os dados serão
conservados pelo prazo máximo de 5 anos após a cessação da referida relação
contratual. O titular tem o direito a solicitar o acesso aos seus dados
pessoais, a sua retificação, portabilidade ou apagamento, assim como limitar ou
se opor ao tratamento dos seus dados pessoais. O titular poderá retirar o
consentimento em qualquer altura sem comprometer a legitimidade do tratamento
efetuado com base no consentimento anteriormente prestado. Para exercer
qualquer dos seus direitos, deve o titular contactar a HLMOBISOFAS LDA, Rua do
Comércio n89 r/c 4620-583 Lousada ou através do email, geral@llmobisofas.pt
Caso o titular considere que
os seus dados pessoais não estão a ser tratados corretamente ou que os seus
direitos não se encontram devidamente salvaguardados, poderá apresentar uma
reclamação/queixa junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados.
X
LITÍGIOS
Sem prejuízo do recurso aos tribunais, o consumidor poderá sempre
recorrer a sistema alternativo de resolução de litígios de consumo,
designadamente o Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de
Consumo – página web em https://www.cniacc.pt/pt/ .
Modelo de formulário de livre resolução (supra referido na
alínea b) do ponto III)
(só deve preencher e devolver
o presente formulário se quiser resolver o contrato)
– Para HLMOBISOFAS LDA, Rua
do Comércio, n89 r/c drt, geral@llmobisofas.pt
– Pela presente
comunico/comunicamos (*) que resolvo/resolvemos (*) do meu/nosso (*) contrato
de compra e venda relativo ao seguinte bem/para a prestação do seguinte serviço
(*)
– Solicitado em (*)/recebido
em (*)
– Nome do(s) consumidor(es)
– Endereço do(s)
consumidor(es)
– Assinatura do(s)
consumidor(es) (só no caso de o presente formulário ser notificado em papel)
(*) Riscar ou eliminar o que
não interessa
Serviço de
Apoio ao Consumidor:
Contacto
telefónico: 255134995
Email:apoioaocliente@llmobisofas.pt
Lousada, 08 de Abril
de 2024.